quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Reprodução do Paulistinha




Reprodução do Paulistinha

A reprodução do paulistinha é considerada difícil em cativeiros, mas não é uma tarefa impossível. Deve-se utilizar um aquário pequeno – de 30 a 40 litros é suficiente. A temperatura da água deve estar entre 20 a 24º C. No fundo do aquário deve-se colocar uma camada de cascalho grosso ou pedras pequenas, que servirão para proteger os ovos, evitando assim que sejam devorados pelos pais.Deve se separar três machos e duas fêmeas. O nível da água deve ser mantido baixo, de 12 a 15 cm. O acasalamento acontece normalmente, a fêmea libera os ovos que são imediatamente fecundados pelo macho. Os ovos se depositam então entre a camada de cascalho grosso ou pedras que está no fundo do aquário. Após a desova, o casal deve ser retirado do aquário. Dentro de aproximadamente 48 horas os ovos eclodem. Os filhotes de paulistinha nascem muito pequenos e deverão ser alimentados primeiramente com micro vermes, com gema de ovo cozida, dáfnias, infusórios e náuplios de artêmia.
imagem ( http://www.aquarioepeixes.com.br/peixesornamentais/aquario-de-agua-doce/paulistinha-brachydanio-rerio-danio-rerio/)

13 comentários:

Rbrisolar disse...

tem que ter 30 litros com a altura de 12cm, ou um aquario de 30l com apenas 12 cm de agua?

Alisson disse...

De 30 a 40L com 12cm de água, e se você puder colocar um aguapé facilita ainda mais a reprodução.

Anônimo disse...

tenho 3 peixes paulistinhas posso reproduzir mesmo assim

Jpc disse...

Como saber quem é e quem é femea ?

mayhson disse...

Na vdd eu tiro produção de paulistinha em uma bacia de 30 litros e nasce todos de boa

mayhson disse...

Na vdd eu tiro produção de paulistinha em uma bacia de 30 litros e nasce todos de boa

Anônimo disse...

Depois que agente percebe q a peixinha esta prenha.. Quanto tempo leva para ela desovar ?

Unknown disse...

Minha paulistinha tá prenha fiz o processo todo mais só que ela não tá aceitando o macho tá batendo nele já fiz o teste com outro e tá acontecendo a msm coisa renovo iai o que eu faço em relação a isso??

Torrebran disse...

Em abril de 2019 fiz um lago de 3,40x4,25m no meu quintal, aqui em Cuiabá, profundidade máxima no centro com 1,25cm. Em setembro coloquei os peixes e numa compra ganhei 2 paulistinha e não levou duas semanas nasceram alevinos dos paulistinhas, no inicio contei 5, outro dia apareceu mais um, no começo pensei ser larva de pernilongo. Dias depois não conseguia contá-los, convivendo com 8 espadinhas, 4 coridoras e um cascudo e duas ninfa de libélula.

Unknown disse...

Meus peixes tiveram muita filhotes hoje faz 1 semana que nasceram posso da oque pra eles come

Claudecir disse...

Já coloquei eles reproduzir em potes de sorvete, devolvi os pais para o aquário principal e coloquei eles numa bacia quadrada bem grande, a reprodução é fácil! as larvas dos paulistinhas parecem larvas de mosquito, na medida em que crescem eles vão ganhando um formato diferente kk

Unknown disse...

Da para tirar filhotes de paulistinhas comuns com paulistinhas rosa ?

Unknown disse...

Paulistinhas red comem ovos de paulistinhas tigre ?