quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

peixe zebra


Pseudotropheus zebra é um ciclideo proveniente do Lago Malawi, um dos maiores lagos da África Oriental. Pertecente à categoria dos Mbunas (palavra moçambicana que significa Peixe de Rocha) é, como a maioria dos ciclídeos deste lago (Peacocks e Haplochromis) omnívoro, alimentando-se majoritariamente de algas que encontra facilmente no rochedo do lago Malawi. Apesar de encontrarmos inúmeros comentários sobre a alimentação deste peixe se constituir por carne, não é contudo uma dieta alimentar correcta, sendo a Spirulina (alga unicelular que cresce em águas alcalinas e considerada como a mais rica fonte proteica do reino vegetal) o alimento mais adequado para administrar a estas espécies quando residentes em aquário.
As variantes do Pseudotropheus zebra são muitas: o Red Zebra, o Zebra O.B. (Orange Blush), o Albino, o Cobalto, o "borrado", o "red top" que é todo branco com barbatanas avemelhadas, etc. É um complexo bem populoso, e um aquário só de zebras é muito bonito. O red zebra é uma das variantes mais encontradas. Peixe agressivo, deve ser mantido com outros ciclídeos, em um aquário com várias tocas e bom volume de água (mais de 100 litros). Comem de tudo. Não fica tão grande quanto seus primos, chegando a pouco mais de 12 cm. O dimorfismo sexual não é observável, mas o macho possui em sua nadadeira anal desenhos de bolas (imitando ovos) maiores e em menor quantidade que as fêmeas, que apresentam várias pintinhas brancas naquela nadadeira. Tenho 3 casais definidos em um tanque de 500 L.
Tenho 5 exemplares de red em meu aqua de 450 litros. Foram uns dos primeiros habitantes, acho que são 2 machos e 3 fêmeas. O macho maior é o alfa do aqua, desbancando o socolofi albino. Até no tamanho ele superou, está muito grande. Passou o meu livingstoni que era maior na época que eu coloquei, deve estar hoje com uns 7-8 cm. Ele acabou com o outro alfa que era um red também. Esse era o sexto, mas não conto ele, pois, sumiu do meu aqua, desapareceu. As fêmeas, todo mês tem alguma com ovos na boca, é incrível como se reproduzem. Adoro esse exemplar, pois deu vida a meu aqua por todas as características já citadas pelo pessoal nos comentários anteriores.
Tenho dois exemplares desse lindo mas agressivo peixe na variação albina. Comprei-os com apenas 2 cm e após 8 meses já está com 12 cm. Seu comportamento é muito agressivo, mas com um aquário cheio de tocas ele vive bem junto com outros ciclídeos
Esse tipo de ciclideo é o mais agressivo que tenho. Na hora da alimentação ele quer ser sempre o primeiro a comer e ataca os demais que acharem o contrário. Peixe que além de belo é muito resistente, cresce muito rápido e como um bom ciclideo adora provocar uma brincadeira de gato e rato.
Realmente um peixe adorável, que cresce rápido com um colorido sem igual, um tom laranja cintilante com as pontas das nadadeiras azul bem claro, os olhos negros e as pintas brancas na nadadeira caudal. Era amigo do meu Socolofi e nadavam sempre juntos pelo aquário. Há cerca de uma semana começou a fugir das agressões do Socolofi e sempre se escondia numa toca ou na bomba interna, porém amanheceu no fundo do aquário, respirando com dificuldade e depois morreu. Um peixe muito bonito que todo apaixonado por ciclídeos deve ter. Espero que tenham melhor sorte que eu. Um peixe que come bem, resistente, de cor linda, atração de qualquer aquário.

Nenhum comentário: