segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Peixe Borboleta


O peixe-borboleta (Carnegiella strigata) é um peixe caraciforme da família dos gasteropelecídeos.
São peixes de cardume, nadam junto até a superfície local, onde se alimentam. É geralmente encontrado na América do Sul amazonia do (Brasil) do(Peru e Guiana), em águas cuja temperatura varia de 24-29°C. O seu corpo se apresenta com um aspecto de mármore e suas barbatanas peitorais possuem uma quantidade enorme de musculatura, que permitem saltar na superfície da água. Enquanto adulto, o peixe-borboleta mede até 5 centímetros de comprimento e alimenta-se, preferencialmente, de insetos que sobrevoem a superfície da água, fazendo uso de saltos e pequenos vôos, para alcançá-los, mas, também de vegetais.
Entre os insetos, conforme interessante texto da dissertação de mestrado da brasileira SUELEN MEDEIROS DOS SANTOS, 2005, pelo INPA e CAPES, em estudos locais na reserva Amanã, na região central do Estado do Amazonas, este peixe alimenta-se de "collembola", que é um artrópode, invertebrado de 1 até 3 mm, "formicidae", "alóctonelo", "hymenoptera", "coleoptera", "diptera", e outros.
Os peixes-borboleta se reproduzem pondo seus ovos nas raízes das plantas que flutuam. Caso consiga a reprodução, deve ser servida como um alimento vivo a outros predadores

Nenhum comentário: