segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Labeo Bicolor


• Nome científico: Labeo bicolor• Nome popular: Tubarão de cauda vermelhaDe Tubarão, ele só tem nome. O Labeo bicolor, é um peixe dócil, pacífico, chega até a comer na mão do criador. Apesar de ser bastante resistente, o aquário deve estar em perfeitas condições. O contraste de cores no seu corpo é muito bonito, possui o corpo negro, nadadeiras negras e cauda vermelha. Ele pode chegar a 15cm de comprimento.Seu corpo é ligeiramente achatado, com uma nadadeira dorsal em forma de bandeira, tem a boca voltada para baixo e dela faz bom uso: funciona como um eficiente órgão de sucção aspirando os alimentos.Eles precisam de grandes espaços, pois são territoriais, isto é, demarcam seu território. São pacfícos em relação as outras espécies, desde que haja espaço suficiente para todos e intolerantes em relação a outro indivíduo da mesma espécie. O aquário deve teras seguintes condições: muito espaço, troncos, rochas formando esconderijos. Esta espécie chega a viver 12 anos num aquário bem cuidado e equilibrido. A água deve ser ligeiramente ácida com pH próximo a 6.8, branda com dH 10 e temperatura entre 22 e 27 graus. A vegetação além de intensa, deve ser compátivel com a água ligeiramente ácida. Uma boa iluminação moderada.Quanto a alimentação, o labeo bicolor é onívoro, gosta de alimentos vivos e vegetais, sendo comum vê-lo raspando as algas do aquário. Em sua dieta, devem constar artêmia salina, tubifex, alface, espinafre, pulga d'água.• ReproduçãoMuitos acham difícil distinguir o macho da fêmea, mas basta olhar para forma de seu corpo, além das fêmeas serem maiores, possuem o corpo mais ovulado. A reprodução do bicolor é muito difícil em cativeiro, mas vale a pena tentar. Coloque um casal num aquário separado, cheio de plantas, com alguns tijolos furados, eleve a temperatura para 28 graus. Assim que a fêmea depositar os ovos e o macho fecundá-los, retire-os do aquário, pois em 36 horas os ovos irão eclodir e os pais iriam comer os filhotes. Nos primeiros 45 dias os filhotes tem uma cor ligeiramente acizentada e as nadadeiras transparentes. Eles devem ser alimentados com artêmia recém-nascida e uma ração a base de gema de ovo.

23 comentários:

joao gedeon disse...

Tenho um aquario de 30 litros com 2pangassius e um labeo bicolor. Sei que tenho que aumentar o tamanho do aquario com o tempo... Bem, Ouvir dizer que o bicolor é bastante brigão, e que nao tem tolerancia com outros peixes, mas nao to vendo muito problema em relação a isso. Durante a noite o labeo bicolor peder a cor e fica cinzento e com a cauda transparente. Poque isso?
Meu aquario fica num lugar bem iluminado durante o dia, chegando a bater sol por uma ou duas horas pela tarde. Isso faz mal? Não estou usando lampada para meu aguario e pela noite fica escuro. Tenho que mudar de lugar e colocar uma luz 24h por dia, ou devo manter no mesmo lugar e dar uma luz a eles? o problema eh que o pangassius parece nao gostar de luz?
oque fazer?

Alisson disse...

Olá João, bom depende da iluminção e do alimento que você fornece para ele, mas as vezes os peixes ficam com suas cores alteradas durante a noite. Quanto a luz durante o dia está tudo bem, e durante a noite o aquário não deve receber muita luz pois atraplha o ciclo dos peixes,pois o peixe deve descansar ao menos de 3 a 4 horas no escuro, e se você deixar uma lampada ligada 24 hrs acaba causando stress e falta de apetit. Você deixar como está , durante o dia recebe luz e durante a noite não. Caso tenha mais alguma dúvida estarei a disposição. Att Alisson

Unknown disse...

ah... pacifico... ta bom...

Anônimo disse...

Tenho um Bicolor e de pacífico ele não tem nada! Qualquer peixe menor que ele é vítima de perseguição! Esse peixe, quando adaptado ao aquário, é uma peste!

uts21 disse...

Tive um aquario doce comunitario muitos anos atrás e meu lábio bicolor só implicava com o telescópio. Depois passei pra agua salgada, hoje tenho doce de novo, e meu bicolor atual é super pacífico, n tem estress nenhum, nem com os pequenos, paultistinhas, rodóstomus, etc...

Anônimo disse...

No meu aquario o labeo e vitima dos lebistes, acho q ele é pacifico de mais

Unknown disse...

No meu aquario tenho 3 bicolors de tamanhos diferentes sendo um relativamente grande, quanto maior mais calmo!!

Hecaese disse...

Comprei ha cerca de 15 dias, 1 labeo bicolor e estava a pensar comprar mais 1 ou 2 (o aquario leva 126lts) para juntar enquanto sao todos pequenos para crescerem juntos e tentar evitar desavenças mas, disseram-me hoje que eles sao muito violentos com outros peixes pelo que fiquei com algum receio. Que me aconselham? A ficar apenas com um e esperar k seja pacifico ou realmente colocar mais para formar cardume?
Obrigada!

B.M.V disse...

É normal o bicolor enquanto raspa a algas nadar de barriga pra cima?

Unknown disse...

Nao só algas como:pedras,vidro do aqua e etc.

Unknown disse...

Nao só algas como:pedras,vidro do aqua e etc.

Anônimo disse...

Olá tenho um aquário de 1000 litros, com 10 carpas e 2 pangasus, posso por um bicolor junto,pois a água fica com o pH em 7.4

Unknown disse...

No meu Aquario tenho varios peixes e tbm um bicolor e é muito tranquilo quer por mais um posso.

Unknown disse...

No meu Aquario tenho varios peixes e tbm um bicolor e é muito tranquilo quer por mais um posso.

Vinicius eiki Venâncio tanizaki disse...

Oque eu dou para o meu bicolor e ele Fica implicando com o meus peixes vidro e o meus dois barão e o meu aquário tem 36 litros e n tem nada no aquário so pedra no fundo e um Manolo

Juliana disse...

Olá, tenho dois labeos, em um aquário de 50l recentemente montado. Primeiro percebi que eles não ligavam para os outros peixes, mais sempre ficaram incomodados com a presença um do outro, fica cada um no seu canto, e se um sair o outro vai atras e espanta ele, um parecia ser mais dominate e o outro oprimido. Mais agora estão os dois com comportamento estranho, um deles fica se esbarrando na areia do fundo e nadando estranho, estão até perto um do outro. Oque pode ser? Será que é fungo ou bacteria?

Unknown disse...

Eles precisam de mais espaço pois são pouco tolerantes com peixes da mesma espécie. O aquario deve ter rochas e plantas formando esconderijos e o mais importante de tudo, espaço! É indicado um aquario de pelo menos 120L.

Unknown disse...

Eles precisam de mais espaço pois são pouco tolerantes com peixes da mesma espécie. O aquario deve ter rochas e plantas formando esconderijos e o mais importante de tudo, espaço! É indicado um aquario de pelo menos 120L.

Unknown disse...

Olá.. Tenho um labeo e percebi ultimamente, que a cauda dele esta ficando transparente algumas vezes ,e demora a voltar ficar vermelha. O que pode estar acontecendo?? Meu aquário é de água ácida e tem peixes mistos.. Obrigada.

Unknown disse...

Ola. Tenho um aquario de 450 L e dois lábios um albino e um bicolor. O albino chegou primeiro e já estava grandinho quando o lábio bicolor chegou pequeno. Ele foi crescendo e dominou o outro deixando o acuado nim canto só do aquario até resolver bater tanto dele que iria matar. Tirei o lábio albino pro aquario hospital e com 10 dias de antibiotico e repouso ele se recuperou. Voltei ele e o bicolor pegou ele novamente em 2 minutos até tirou sangue. Separei o lábio bicolor no aquario menor pra quem sabe ele ficar alguns dias e o outro voltar a reconhecer o território. Estou triste de separar pois o bicolor tá lindo e veio pequenino. Está enorme mas com uma índole bem ruim. Além de separarseparar, doar ou trocar há alguma sugestão do que eu possa fazer???

Unknown disse...

Eu tenho um aquarioncom 2 frenatus albino 2 frenatus 3 bicolor e nunca tove problema. O.que eu sei é que não da pra ter 2, pois eles vão brigar, mas 3 ou mais é tranquilo

Unknown disse...

Estou começando nesse Hobby agora eu tinha um casal de barbo arulius e o macho inexplicavelmente morreu consegui um outro macho e quando eu coloquei no aquário junto com a fêmea e os outros peixes notei que sua fêmea aqui eu já tinha começou a persegui-lo boquivando muito Imaginei que fosse adaptação mas quando dei por conta o macho Já estava quase morto e não tive mais o que fazer realmente ele morreu aí a pergunta é possível a fêmea do babo arulius matar o macho se alguém poder me ajudar nessa dunidades agradeço sim e depois de tudo isso ela começou a ficar agressiva com os outros peixes do aquário chegando ao ponto eu tenho que separar lá colocar ela sozinha em um aquário menor

Gessyca disse...

Olá, tenho um labeo em um aquário comunitário de 60L. Ele fica perseguindo os mato-grosso porém não chega a belisca-los. Acrescentei duas ampulárias neste mesmo aquário junto com o labeo, e ele fica perseguindo-as, beliscando sua carapaça e as vezes até mesmo suas beradinhas por onde andam. Teriam alguma dica ?